INOVAÇÃO | Sistema Nereda®: inovação sustentável no tratamento de esgoto

INOVAÇÃO | Sistema Nereda®: inovação sustentável no tratamento de esgoto

Notícias Apr 11, 2023

Uma das inovações mais promissoras na área de saneamento básico em Limeira, é a utilização do Sistema Nereda® na Estação de Tratamento de Esgoto Tatu, responsável por tratar 80% do esgoto gerado em Limeira. A tecnologia requer menos energia, além de contar com estações menores e ter uma eficiência maior.  

O sistema Nereda® é uma tecnologia de tratamento de esgoto que se destaca pela sua eficiência e impacto ambiental positivo. Ele foi implantado na ETE Tatu em setembro de 2020. Desenvolvido pela Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, o sistema utiliza processos biológicos naturais para tratar a água proveniente do esgoto de forma mais eficiente e sustentável do que os métodos convencionais.

“Uma das principais vantagens do sistema Nereda® é que ele permite um tratamento mais rápido e eficiente do que as tecnologias convencionais. O processo de tratamento é baseado na formação de grânulos biológicos, que são formados por micro-organismos capazes de remover nutrientes e contaminantes da água de forma mais rápida e eficiente do que os métodos tradicionais”, explica Rogério Lima, gerente de operações da BRK em Limeira.

Além disso, o sistema Nereda® também é mais sustentável do que os métodos convencionais de tratamento de águas residuais. Ele requer menos energia para operar, uma vez que os grânulos biológicos formados durante o processo de tratamento são mais densos e sedimentam mais facilmente, reduzindo a necessidade de bombas de ar e agitação mecânica. O sistema também produz menos lodo residual do que os métodos convencionais, o que reduz os custos de disposição e tratamento de resíduos. No município são tratados cerca de 1.234.771 m³ de esgoto por mês.  

Outro benefício do sistema é que ele é mais compacto do que os métodos convencionais, o que significa que pode ser instalado em áreas urbanas densamente povoadas, onde o espaço é limitado. Isso torna o sistema ideal para cidades em crescimento que precisam de soluções de tratamento de águas residuais eficientes e sustentáveis.

“Ele é uma tecnologia promissora para o futuro do saneamento básico, permitindo que as cidades atendam às necessidades crescentes de tratamento de esgoto de forma mais eficiente e sustentável”, destaca o gerente.